sexta-feira, 29 de junho de 2007

Futuro Estádio Municipal apresentado

Na noite da última quarta-feira (27-06-2007), a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, liderada pelo arquitecto Armindo Costa, apresentou no Centro de Estudos Camilianos, em Seide de São Miguel, o estudo prévio para a nova cidade desportiva, da autoria da arquitecta Paula Santos, e que será a futura "casa" do FC Famalicão e de outros clubes utilizadores do actual estádio.
O futuro complexo desportivo terá um campo principal com capacidade, numa primeira fase, para 8 mil pessoas, podendo no futuro ser ampliada a sua capacidade até 12 mil lugares sentados com a construção de duas bancadas nos topos, um campo de treinos, dois campos de futebol de 7, uma pista de atletismo, um parque verde e uma praça pública multifuncional, que poderá acolher eventos desportivos e culturais de grande dimensão.
A cidade desportiva irá custar entre 20 a 25 milhões de euros, dependendo das infra-estruturas que serão incluídas no projecto, o qual deverá estar pronto em 2009, e será edificada em terrenos situados junto ao nó da auto-estrada e da variante a nascente, entre as freguesias de Calendário e Esmeriz, a sul da praça das portagens. O terreno tem uma área de 217 mil metros quadrados, fica a 2km do centro da cidade, e quando o projecto estiver concluído o presidente da Câmara municipal acredita que se criará uma nova centralidade a sul da cidade e a responsável pelo projecto destacou, a localização dos terrenos, as boas acessibilidades e a qualidade paisagística que permitirá a criação de um parque verde em cerca de 141 mil metros quadrados do terreno.
A Cidade Desportiva irá ocupar, em parte, terrenos municipais ocupados pelas oficinas gerais, pelo canil e pela ETAR o que irá obrigar à sua deslocalização, e algumas parcelas necessárias que ainda vão ser negociadas.
A autarquia terá ainda que resolver os problemas do financiamento da obra, e o actual estádio municipal e as restantes áreas envolventes que irão precisar de ser requalificadas com alguma celeridade, devido ao seu estado de degradação.Para quem não conhece a autora do estudo, Paula Santos é arquitecta licenciada pela Universidade do Porto, e iniciou a sua actividade profissional como colaboradora do consagrado arquitecto Eduardo Souto Moura, que desenhou o emblemático Estádio Municipal de Braga, vencedor do Prémio Secil 2004.

5 comentários:

Anónimo disse...

curtia que o nosso estadio ficasse no actual local ok é no centro da cidade e na zona desportiva mas tenho que admitir que local é bom pois esta bem localizado em termo de assecibilidades e tem mt espaço...
axo que ta muito porreiro a makete.... nunca mais xega a 2010!!!

VIVA O FCF

Anónimo disse...

renovem mas é o estadio municipal 22 de junho... é antigo, fika melhor localizado, etc.

Anónimo disse...

site oficial www.fcfamalicao.org

Paulo Nogueira disse...

Pessoal, como podeis ter reparado últimamente o blog, não tem sido actualizado, apesar de nas últimas semanas ter surgido notícias sobre o nosso clube.
Tal facto deve-se á minha actividade profissional, que ultimamente me tem ocupado muito tempo, mas descansem, que o blog irá brevemente conter informação actualizada, pois juntamente com a novissimo web-site do clube e com o blog dos FAMABOYS, pretendo ser mais um espaço de divulgação do clube.
São espaços como estes, assim como as conversas nos cafés e nas ruas que fazem com que este clube não acabe.
VIVA O FUTEBOL CLUBE DE FAMALICÃO

Anónimo disse...

é ixo paulo nogueira....

vamos la todos divulgar este grande clube... se cada um de nos ajudar um pouco vamos conseguir por o fama melhor de saude...

FC FAMALICAO FANS - Grupo cAlEnDaRiO